Estudantes do 6º ao 9º ano de escolas da rede municipal de educação de Contagem participaram, no final de novembro, da competição Slam Ruas e Raízes, na Estação da Juventude. O evento mobilizou 131 alunos de oito unidades de ensino que usaram toda criatividade nas apresentações.
O Slam é uma competição de poesia falada, que tem suas raízes nas comunidades negras de arte urbana. Organizado pela Secretaria de Educação (Seduc), o campeonato trouxe como tema central “Juventude e Sociedade” e buscou promover o protagonismo juvenil e a valorização da cultura da palavra falada.
A professora de português da Escola Municipal Francisco Sales, Carla Daiane, incentivou e celebrou a participação de seus alunos: “Foi muito bonito ver a motivação dos estudantes no evento. Eles ficam muito animados ao encontrarem jovens de outras escolas. Essa troca entre as instituições é muito importante e a dedicação deles foi total”.
Para o agente social na Estação da Juventude, Murilo Rodrigues, “o evento deu aos participantes a oportunidade de terem um contato mais próximo com cultura e conhecimentos diversos, que certamente irão agregar a eles”.
Já a professora da E.M. Walter Fausto, Heloisa Julia, destacou a animação dos estudantes: “Achei muito interessante a apresentação do Slam. Nossos estudantes ficaram maravilhados com as atividades oferecidas, principalmente com a riqueza de bens culturais a qual eles puderam ter acesso”.
Ana Luísa Ferreira, estudante da Walter Fausto, superou as próprias expectativas com o evento. “Gostaria que tivesse mais vezes”, disse. Também estudante da Walter Fausto, Luísa Marcos falou que ficou encantada com as rimas e com as apresentações de seus colegas: “Achei bem legal as rimas. Espero voltar aqui mais vezes”.
Slam Ruas e Raízes
O evento contou com a participação de estudantes das escolas municipais Prefeito Sebastião Camargos, Francisco Sales da Silva Diniz, EducArte Estação do Saber, Professora Ana Guedes Vieira, Giovanini Chiodi, Professor Geraldo Basílio Ramos, Professor Walter Fausto e Heitor Villa Lobos.
O campeonato aconteceu em duas fases. Na etapa escolar, até 22 de novembro, cada escola organizou sua própria competição para selecionar dois vencedores que representaram a instituição no período final, ocorrida no dia 28/11, quando foram avaliados os poemas autorais e a interpretação dos estudantes.
O evento foi dividido em duas modalidades: de acordo com a faixa etária dos participantes, sendo “Juniores”, para estudantes do 6º e 7º anos, e “Jovens Vozes”, para o 8º e 9º anos. Cada um teve que recitar dois textos, sendo um poema autoral e, outra, ou reinterpretação de um poema ou Slam de outro autor.
O Slam Ruas e Raízes foi além da competição, se tornando um espaço de expressão artística e reflexão sobre questões importantes como negritude, identidade e resistência. Ao dar voz aos jovens, o evento contribuiu para o fortalecimento da construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.
Clique aqui e confira a galeria de fotos